Xbox Game Pass Revela Novos Jogos para Agosto e Sinaliza Plano Mais Acessível para Cloud Gaming

Mesmo com a Gamescom de Colônia agitando a indústria de games esta semana, a Microsoft não se esqueceu dos seus assinantes e acaba de anunciar uma nova leva de jogos para o Xbox Game Pass. Além disso, executivos da empresa discutiram o futuro do Xbox Cloud Gaming, sugerindo a possibilidade de um plano de assinatura mais acessível.
Os Lançamentos de Agosto no Game Pass
Os assinantes do serviço já podem se preparar para um final de mês agitado, com grandes títulos e novidades chegando ao catálogo. A lista inclui desde RPGs aguardados até experiências independentes.
Confira os jogos confirmados para a segunda metade de agosto de 2025:
-
19 de agosto – Blacksmith Master (Game Preview) (PC)
-
19 de agosto – Void/Breaker (PC)
-
20 de agosto – Goat Simulator Remastered (Xbox Series X|S)
-
20 de agosto – Persona 4 Golden (Nuvem, Console e PC)
-
21 de agosto – Herdling (Nuvem, PC e Xbox Series X|S)
-
26 de agosto – Gears of War: Reloaded (Nuvem, PC e Xbox Series X|S)
-
28 de agosto – Dragon Age: The Veilguard (Nuvem, PC e Xbox Series X|S)
Microsoft Considera um Plano Mais Barato para o Cloud Gaming
Atualmente, para acessar o catálogo do Xbox Game Pass via streaming na nuvem, o jogador precisa ser assinante do plano “Ultimate”, o mais caro da modalidade, custando €17,99 por mês na Europa. Ciente de que nem todos os jogadores podem ou querem arcar com esse custo, a Microsoft parece estar avaliando novas estratégias.
Durante o último podcast oficial do Xbox, que contou com a participação de Jason Ronald, Vice-Presidente da Próxima Geração, e Jason Beaumont, Vice-Presidente da Plataforma Xbox, o futuro do Xbox Cloud Gaming foi um tema central. A discussão girou em torno de como atrair mais jogadores para o serviço.
Beaumont explicou que o objetivo é levar o maior número possível de jogos para o maior número de dispositivos, e o cloud gaming é a ferramenta ideal para isso. Para fortalecer o setor, a empresa planeja continuar investindo, construindo novos servidores para atender à demanda e expandindo o serviço para mais países ao redor do globo.
Anúncio Oficial ou Apenas Especulação?
O ponto alto da conversa foi quando Ronald mencionou a possibilidade de um novo plano de assinatura, mais barato, para tornar o cloud gaming mais atraente.
“Observamos, entre outras coisas, que muitos jogadores usam o Game Pass Ultimate para acessar a nuvem – seja como seu método principal de jogar ou como uma forma adicional de jogar em trânsito, longe do console ou do PC. Acreditamos que isso abre uma oportunidade para tornar o Game Pass significativamente mais acessível para mais jogadores, seja através da expansão para novas regiões ou por meio de novas formas de acessar a nuvem”, comentou Ronald.
Embora isso ainda não seja um anúncio oficial, a ideia de um plano mais acessível é certamente uma estratégia inteligente para atrair uma base maior de clientes. Mais clientes geram mais receita, contanto que a empresa não exagere em aumentos de preço constantes, um erro que pode saturar e prejudicar o mercado, assim como visto no setor de streaming de vídeo. Resta aguardar para ver se haverá novidades nos preços e planos no futuro.