Teamfight Tactics: Guia Básico - Tudo que você precisa saber antes de jogar TFT

Captura de tela 2019 06 05 a%cc%80s 21.20.27
@moonmoon
Maxresdefault  2

Teamfight Tactics é o novo modo que a Riot Games preparou para competir com Auto Chess criado no DOTA 2, neste modo a estratégia e pensamento rápido dominam o jogo.

Por isso eu preparei um SUPER guia contendo todos os detalhes das regras e dicas de como você irá jogar o TFT. Aproveite essas dicas para entender como melhor gerenciar seus campeões, dinheiro e itens para assim poder dominar as ranqueadas de Teamfight Tactics.

OBS: No momento que eu escrevo este guia o jogo ainda está no PBE, portanto há possibilidade de algumas regras e detalhes serem alterados. Mas assim que chegar ao servidor normal eu irei atualizar novamente este guia.

1. Como faz para jogar Teamfight Tactics?

Neste momento o Teamfight Tactics está atualmente em beta fechado, o que significa que apenas aqueles que têm acesso ao PBE (Public Beta Environment) poderão experimentar o modo de jogo.

Para acessar o PBE, você precisará possuir uma conta League of Legends com um nível de honra de 3 e sem proibições ou restrições.

Se sua conta estiver em situação regular, você poderá se inscrever em uma conta PBE. Uma vez feito isso, você precisará baixar o PBE na página oficial da Riot.

Mas um detalhe importante é que o PBE está lotado e normalmente as filas podem levar horas até você poder entrar no jogo. No entanto ele será lançado oficialmente no Brasil no dia 28 de Junho, então você não terá que esperar muito mais para jogar dentro do próprio LoL.

2. Como funciona o Teamfight Tactics?

Se você não conhece o Auto Chess ou algum jogo do gênero, talvez você fique perdido na primeira vez que for jogar o TFT. Por isso dê uma olhada nas regras do jogo:

  • Cada partida terá 8 jogadores e cada jogador terá a sua arena.
  • O jogo ocorre em rodadas de combate onde os participantes irão enfrentar os seus oponentes.
  • Cada jogador tem 100 de vida e o ultimo a restar ganha a partida.
  • A cada etapa você irá receber ouro que você poderá trocar por campeões.
  • Quando tiver campeões em sua mão você poderá posiciona-los em campo para batalhar as composições de seus oponentes.
  • Durante as batalhas os campeões irão se enfrentar automaticamente.
  • Após cada combate você irá receber mais dinheiro para investir na sua composição.

Essas são as regras básicas do jogo, no entanto há mais detalhes sobre como montar a sua composição e as mecânicas de batalha.

3. Como funciona os campeões em TFT?

No inicio de cada rodada você poderá escolher alguns campeões para comprar por gold e ter em sua composição. Caso você não encontre o campeão que está buscando há a opção de pagar para ver novas opções.

Cada campeão irá custar valores diferentes de acordo com suas habilidades e componentes.

Cada campeão pertencerá a uma Origem e uma Classe que quando combinadas poderão dar diferentes tipos de bônus em batalha.

Quantos campeões há no jogo?

Em TFT sempre haverá 50 campeões que sempre veem em uma quantidade fixa para todos os jogadores.

Portanto você pode comprar um campeão para negar aos seus oponentes.

Como funcionam as habilidades dos campeões?

Todo campeão tem uma habilidade ativa ou passiva. Habilidades ativas são lançadas quando a barra de mana de um campeão está cheia, e há um curto tempo de recarga antes que eles possam usar a habilidade novamente. 

Para usar uma habilidade é necessário ter Mana e ela é gerada quando um campeão ataca um inimigo.

Como eu torno os meus campeões mais fortes?

Cada campeão que você comprar será uma unidade de uma estrela. Se você comprar três da mesma unidade de uma estrela, ela será atualizada para uma unidade única de duas estrelas. Combine três unidades de duas estrelas e você criará uma unidade de três estrelas.

Unidades atualizadas são mais fortes em todos os sentidos, pois elas aumentam as estatísticas de base e habilidade.

O que são Classes e Origens?

Cada campeão tem a uma classe e tem uma origem e ao ter uma certa quantidade de campeões de uma classe ou origem confere um bônus. Por exemplo, ter dois Demônios no tabuleiro dá a cada um de seus Demônios uma chance de queimar toda a mana de um inimigo e causar tanto dano verdadeiro.

Já se você tiver dois Blademasters no tabuleiro dá a ambos 35% de chance de dar um ataque extra.

Mantenha em mente que realizar uma boa combinação entre as classes e origens será essencial para montar uma composição forte e capaz de vencer a partida.

Dá uma olhada neste guia para entender sobre todas as Classes e Origens.

Como funciona o posicionamento dos campeões no tabuleiro?

Antes de todas as batalhas você terá 60 segundos para movimentas os seus campeões no tabuleiro e realizar outras ações. Sua função é melhor organizar seus personagens para que realizem suas funções da melhor forma possível.

Portanto um personagem que é Tank deve ficar em posição capaz de proteger seu Mago ou ADC. Já seu personagem com maior dano deve sobreviver o máximo de tempo na batalha. Então você terá que levar essas características em consideração sempre que você colocar um campeão em um quadro.

Não tenha medo de colocar Assassinos nas bordas mais distantes do tabuleiro para dar-lhes um amplo espaço para procurar o backline do inimigo também. Esses campeões de alta DPS, muitas vezes melee-oriented são perfeitos para selecionar inimigos vulneráveis ​​e eliminá-los rapidamente.

4. Como funciona o Gold e a economia em TFT?

Gold é um dos principais recursos dentro de TFT e são essenciais para montar uma composição forte. Gold será necessário para:

  • Comprar campeões: Você usará ouro para comprar campeões da loja no inicio de cada rodada e além disso se os campeões disponíveis não combinarem com sua composição você terá que usar mais Gold para ter uma nova chance de comprar outras cartas.
  • Comprar experiência: Você pode investir gold para comprar Experiência e acelerar o processo de nivelamento (você também ganhará um pouco de EXP no final de cada rodada). Quanto maior o seu nível, mais campeões você pode colocar em campo. Além disso, você também aumentará suas chances de encontrar unidades mais raras e de alto custo.

Já para conseguir Gold há quatro opções:

  • Receber passivamente: Você irá receber uma quantidade fixa ouro no final de cada batalha.
  • Juros: Pode parecer estranho, mas para cada 10 de ouro na sua bolsa você irá receber 1 de ouro a mais no final de cada batalha.
  • Vitórias ou Derrotas seguidas: Se você tiver diversas vitórias seguidas ou derrotas seguidas você irá receber um bonus de gold no fim de cada batalha.
  • Baús: Se você tiver uma composição com Piratas, você irá receber um baú com ouro no final das batalhas.

5. Quais são e como funcionam os itens em TFT?

Itens podem ser equipados em campeões para dar algum bônus em batalha, seja defensivo ou ofensivo. 

No entanto itens não pode ser comprados, há chance de receber item sempre que vencer de um Creep (Lobo, Dragão ...) ou já estarão equipados em campeões que você recebe no carrossel.

No jogo há 8 itens bases que concedem algum tipo de bônus e podem ser combinados com outros itens tendo no total mais de 30 combinações diferentes.

Veja neste guia (Teamfight Tactics: Itens, Receitas e Efeitos) todos os itens, receitas e efeitos que os itens tem sobre os campeões.

6. Teamfight Tactics terá modo ranqueado?

A Riot já confirmou que o TFT terá um Modo Ranqueado tal como o League of Legends. Ele estará disponível para todo mundo durante o patch 9.14, um pouco depois do lançamento do novo modo.

7. Mais detalhes no vídeo abaixo