Stadia Connect - O passo inicial da Google

@sharpnosedgamer-jp

O pontapé inicial da E3 de 2019 foi nada mais nada menos do que o novo “console”, já em produção há anos, da Google, denominado Stadia Connect. A plataforma teve uma apresentação em vídeo em cerca de 25 minutos, onde Phil Harrison, o vice presidente e gerente chefe da empresa, começou por apresentar os seus diferenciais.

A proposta de uma ausência de console físico que represente o Stadia foi revelada, o jogador poderá jogar um jogo por diversos dispositivos eletrônicos (TV, computador, Ipad, Android, laptop…) isso se consolida como uma rede de disponibilidade de meios para se jogar os jogos mais modernos, e detalhe, tudo sem downloads, patches, e instalações.

Os jogos serão sustentados pela própria base de dados da Google, eles serão os responsáveis por fazer os jogos rodarem em suas melhores condições, ao levar em conta a conexão da internet. Um ponto interessante é que, mesmo se sua internet for de 10mbps, sua qualidade será de no mínimo 720p, o potencial máximo de 4K pode ser desfrutado por aqueles que possuem conexão de 35mbps. Além do controle exclusivo apresentado, é possível jogar com qualquer outro controle que seja conectável à tela em questão.

Parcerias surpreendentes foram mostradas, empresas como Square Enix, 2K, Ubisoft, EA Sports, Bethesda e Bungie farão parte da lista dos colaboradores de jogos para o Stadia. Por ser uma plataforma nascente, não é possível saber se ela terá algum jogo exclusivo, muito menos um triple A, como parte dos seus planos. Trailers oficiais para futuros jogos foram mostrados: O que eu achei ser um jogo dedicado ao grande e poderoso Cthulhu, era na verdade o terceiro sucessor da série Baldur’s Gate (o RPG eletrônico dos estúdios Interplay estará disponível em 2020).

Outros títulos a serem mostrados foram Ghost Recon: Breakpoint, uma espécie de third person shooter misturado com Black Mirror e conspirações tecnológicas (tudo isso julgado a partir do trailer), um jogo de terror animado, cuja temática e arte me interessaram profundamente, denominado Gylt. A terceira amostra continha Get Packed!, uma espécie de party game focado em multiplayer onde coisas caóticas ocorrem na tela enquanto quatro jogadores carregam objetos de mudança pelo interior de casas e cidades, e mais um game dedicado ao novelista Tom Clancy, o já conhecido The Division 2.

Em seguida, John Justice revelou que por 9.99 dólares por mês, é possível ter o StadiaPro, uma experiência em 4K, HDR, 60 fps e som em 5.1 Surround, um pacote premium para melhorar a experiência do jogador. Outra novidade, o Stadia Founder’s Edition, representa uma versão inicial para as primeiras vendas, o comprador receberá um controle Stadia azul escuro exclusivo,um Chromecast Ultra, 3 meses de StadiaPro, e um nome exclusivo para usar em sua plataforma. Um dos maiores shooters da Bungie, a versão completa de Destiny 2, foi confirmada como parte da lista de jogos. O jogo apresenta visuais fantásticos e experiências ainda melhores àqueles que desejam um jogo futurístico misturado com mapas deslumbrantes.

Mesmo com a promessa de Justice, não consigo ver a plataforma em circulação no Brasil tão cedo, de uma maneira decente e que possibilite o jogador a ter a experiência prometida no vídeo. Os 14 Países com garantia de aquisição primária tem chances bem maiores dessas possibilidades. Esse é um dos poucos pontos negativos ao analisar a presença do console a longo prazo.

A Google concretizou sua apresentação em um ponto diferente de outras empresas, na estrutura do Stadia em si. A ausência de discos e materiais físicos, além de facilitar a vida de quem quer jogar, promove o início de um movimento novo para o rumo que outros consoles talvez possam adotar, aquele que substitui a forma física pelo sistema de nuvem e a transferência de data diretamente de um banco de dados oferecido pela empresa. O que pode ser um grande passo inicial para esse projeto, também se aplica para o rumo em que as outras empresas desejam inovar dentro da guerra dos consoles.

O que vocês acham? Deixem suas opiniões nos comentários! :)