Sony retira sistema de integração do Facebook com o PS4

@guybrush

A partir do dia 7 de outubro, os jogadores de PS4 que tentarem compartilhar algo com o seu Facebook descobrirão que a integração da rede social foi totalmente removida. A remoção do Facebook em 7 de outubro ocorrerá antes do lançamento da nova atualização para o PS4 7.0, que chegará no final desta semana, a qual traz vários recursos aprimorados, como recursos para festas e reprodução remota. No entanto, não há nada que aparentemente conecte as duas principais mudanças e, de fato, a Sony nem explica a lógica por trás dessa decisão.

Depois que a integração com o Facebook for totalmente removida, os jogadores não poderão postar capturas de tela, troféus, gameplays e muito mais em seus Facebooks, nem usar o recurso de busca de amigos por meio da rede social. A função de compartilhamento do PS4 permanecerá a mesma, apenas sem o Facebook como uma opção para compartilhar.

Outras grandes mudanças significam que as contas não serão vinculadas, os amigos do Facebook não podem ser adicionados diretamente e as fotos de perfil enviadas pelo Facebook não serão mais usadas, e é recomendado que os donos de PS4 alterem suas fotos do perfil. No geral, isso provavelmente não afeta diretamente os jogadores regulares de PS4, mas aqueles que gostam de compartilhar em suas mídias sociais podem ficar desapontados ao saber sobre essa mudança.

Especialmente por a Sony não fornecer nenhuma explicação sobre o motivo, simplesmente um pedido de desculpas por qualquer inconveniente. Há uma infinidade de razões que poderiam explicar isso, com algumas delas do lado da Sony, do Facebook, de ambas, de nenhuma das duas, ou simplesmente porque não é o meio mais popular para compartilhar a jogabilidade do PS4. Por fim, isso também levanta a questão de como isso afetará o PlayStation 5 e se suas opções de compartilhamento também terão uma plataforma de mídia social.

A razão mais provável, no entanto, deve-se à maneira como o Facebook lida com seus dados após o recente escândalo de vazamento de dados, com o Facebook anunciando uma grande mudança na API da plataforma provavelmente usada pela Sony. Mas isso ainda não parece algo que mude drasticamente a maneira como os proprietários de PS4 abordam seus jogos, embora uma mudança recente de preço provavelmente os faça considerar uma assinatura do PS Now.