Os 20 melhores jogos indie de todos os tempos

Photo
@lucca-cardoso
Cuphead screenshot 0009

Desde seus primórdios nos anos 70 e 80, a indústria dos jogos indie fornece uma alternativa aos jogos AAA. Com a revolução da distribuição digital, no fim dos anos 2000 e início dos anos 2010, porém, o cenário “explodiu” com novos desenvolvedores e ideias. Com tantos jogos sendo lançados a todo o tempo, fica até difícil encontrar os melhores. Por isso, através de uma votação com a equipe do The Game is a Lie, escolhemos os 20 melhores jogos indie de todos os tempos, considerando não só qualidade, mas também pesando seu impacto cultural.

20

20. Shovel Knight: Treasure Trove

Por conta da falta de recursos, tornou-se comum para os jogos indie simular gráficos 8-bits. Com o tempo, essa limitação tornou-se uma estética própria, e nada melhor pra representar esse avanço do que Shovel Knight, da Yacht Club Games. O jogo é uma grande homenagem aos games do NES, especialmente Mega Man e Ducktales, mas nunca se deixa ser apenas isso. Por trás da homenagem, há um olhar moderno capaz de refinar e traduzir a experiência retrô pra atualidade, sem perder a essência nem estagnar no tempo. Uma pérola multitemporal.

— Bruno Galvão

19

19. Divinity: Original Sin 2

É incrível como Divinity: Original Sin 2, da Larian Games, consegue superar o já fantástico primeiro jogo da série em todos os aspectos. Se passando séculos depois de Divinity: Original Sin, o jogo consegue ter uma história ainda mais profunda e narrativamente consistente, com um folclore quase infinito de lendas, mitos, divindades e criaturas. Financiado originalmente com uma campanha do Kickstarter que conseguiu cumprir sua meta em menos de 12 horas, é difícil que algum doador tenha saído decepcionado.

— Lucca Cardoso

18

18. Night in the Woods

Poucos jogos conseguem ser tão carismáticos quanto Night in the Woods, da Infinite Fall e Finji. O design de personagens, muito fofo e cartunesco, colide com temas seríssimos da melhor forma possível. Os diálogos são tocantes e a trilha sonora torna qualquer situação muito mais interessante. É difícil descrever as sensações que o jogo transmite, mas todos os seus aspectos conjuntamente o tornam um dos indies mais memoráveis de todos os tempos.

— Lucca Cardoso

Leia o post completo clicando aqui.