Obra de Arte

@jimmy-ramalho

Jogo finalizado n° 5 - Contra

Contra é um jogo de ação/plataforma no estilo shoot em' up desenvolvido e publicado pela Konami, lançado originalmente para o Arcade. A versão caseira foi lançado para o Nintendo Entertainment System (NES) em 1988 e foi justamente essa versão que eu finalizei. Quem sabe um dia a versão de Arcade aparece aqui também.

História

Contra se passa em um futuro distante do ano 2633 D.C., onde a malvada Red Falcon Organization estabeleceu uma base no arquipélago fictício de Galuga, perto da Nova Zelândia, em uma conspiração para acabar com a humanidade. Dois soldados, Bill Rizer e Lance Bean, da unidade Contra da Earth Marine Corp (um grupo de elite especializado em guerrilha), são enviados à ilha para destruir as forças inimigas e descobrir a verdadeira natureza da entidade alienígena que as controla.

Jogabilidade

Contra apresenta uma variedade de perspectivas de jogo, que incluem uma visão lateral padrão, uma visão pseudo-3D e um formato de tela fixa. Até duas pessoas podem jogar simultaneamente, com um jogador como Bill e o outro jogador como Lance. Quando um dos protagonistas salta, ele se curva em um salto mortal em vez de fazer um salto convencional como em outros jogos, além disso, o jogador tem a possibilidade de atirar em todas as 8 direções, inclusive para baixo. 

A arma padrão do jogador é um rifle com munição ilimitada que pode ser atualizado para uma das quatro outras armas que podem ser obtidas destruindo os sensores da caixa de comprimidos e cápsulas de itens voadores que os contêm, ou derrotando os guardas vestidos de vermelho nas bases inimigas. Há também dois power-ups auxiliares que só aparecem em certas áreas quando o jogador está armado com sua arma padrão.

Gráficos

Os gráficos são incríveis, ainda mais pra mim que sou um amante dos pixels. O jogo de cores também é muito bonito, o NES conseguiu usar o máximo da sua palheta de cores e soube transformar o jogo em uma verdadeira obra de arte. Comparando com o Arcade, a versão de NES é muito mais bonito.