Metro Exodus - Metro: Exodus - Valve considera exclusividade do jogo injusta para os jogadores

Metro: Exodus – Valve considera exclusividade do jogo injusta para os jogadores

Recentemente comentamos aqui na Pyre que o tão aguardado Metro: Exodus será vendido exclusivamente por meio da Epic Store, no PC. Aparentemente, essa decisão pegou todos nós de surpresa, tanto os consumidores quanto a Steam! A Valve não ficou muito feliz com essa decisão e expressou seu ponto de vista em uma observação na página de vendas do jogo na Steam, confira:

Metro Exodus - Metro: Exodus - Valve considera exclusividade do jogo injusta para os jogadores

“As vendas de Metro Exodus foram interrompidas na Steam devido à decisão da editora de tornar o jogo exclusivo para outra loja do PC. O desenvolvedor e a editora nos certificaram de que todas as vendas realizadas na Steam antes desse acontecimento serão concretizadas na Steam e que os compradores da Steam serão capazes de acessar o jogo, incluindo todas as atualizações futuras ou DLCs, por meio da Steam. Nós achamos a decisão de remover o jogo da Steam injusta para os consumidores, especialmente após um longo período de vendas antecipadas. Nós pedimos desculpas aos nossos clientes que estavam esperando que o jogo estivesse a venda no período de lançamento em 15 de Fevereiro, mas, nos apenas fomos informados dessa decisão recentemente e tivemos pouco tempo para comunicar a todos.”

Após a divulgação desta mensagem, a THQ Nordic, empresa coligada da editora do game, THQ Nordic (Vienna),  também se sentiu no dever de esclarecer algumas coisas:

“A decisão de publicar Metro Exodus como um exclusivo por tempo limitado da Epic Store foi feita totalmente pela Koch Media, já que Metro é propriedade intelectual deles. Eles são afiliados de nossa empresa coligada THQ Nordic (Vienna), por isso nós não podemos, nem vamos, comentar esse assunto. Nós não gostaríamos de descartar a possibilidade de tornar nenhum dos nossos futuros jogos exclusivos por tempo limitado, mas, falando do aqui e agora, nós definitivamente queríamos que os jogadores escolhessem sua plataforma de preferência e deixar nossas criações disponíveis de todas as formas possíveis.”

Eles preferiram não comentar sobre o assunto, mas, na minha interpretação, a segunda parte entrega o posicionamento deles: A THQ gostariam que Metro estivesse disponível tanto na Epic, quanto na Steam, e em todas as outras lojas que aceitassem o jogo.

Por outro lado, é compreensível a decisão da Kosh Media por publicar o game apenas na Epic Store, a Epic está investindo pesado no seu catálogo de exclusivos, e, de acordo ao CEO da empresa, esses contratos de exclusividade contam com cláusulas que garantem desde apoio até o marketing. Sendo assim um ótimo incentivo financeiro, já que promete um volume mínimo de vendas na plataforma.

Apesar da fama da série Metro, a 4A Games sempre foi uma desenvolvedora mais reservada, praticamente Cult, desenvolvendo apenas os games da série Metro, baseado nos livros de mesmo nome.

Optar por disponibilizar seu maior investimento em uma plataforma que garante um retorno maior das vendas em comparação com a Steam, além de estarem sobre a segurança de um contrato de exclusividade, me parece uma escolha extremamente vantajosa para a detentora da propriedade intelectual da serie.

Entretanto, a 4A Games tem um lugar reservado no meu coração ao lado da CD Projekt Red, então, acredito que se a desenvolvedora estivesse envolvida nesta decisão, o resultado não seria o mesmo.

E você, conta pra gente o que você acha dessa empreitada nas vésperas do lançamento do game!


Caso você esteja em uma caverna e não saiba nada sobre o Metro Exodus, veja aqui uma leve introdução ao jogo.

Este jogo se passa vinte e cinco anos depois da guerra nuclear que destruiu o planeta, no entanto, milhares de sobreviventes ainda vivem abaixo das ruínas do Metrô de Moscou.

Você precisará fugir do Metrô e liderar um grupo de sobreviventes em uma jornada através de uma Rússia pós-apocalíptica, em busca de uma nova vida no leste.

Metro Exodus será lançado para PS4, Xbox One e PC em 15 de Fevereiro. Aproveite e veja os requisitos mínimos para rodar no seu PC.

Loading Facebook Comments ...