Hyperdimension Neptunia U: Action Unleashed - Um Hack'n Slash de respeito.

@uroichy-san

 Lançado em 2014 para Playstation Vita, o título da franquia de jogos da Idea Factory, ganhou posteriormente sua versão para PC's. Saindo totalmente da ideia de JRPG, esse título traz uma inovação para aqueles que jogaram títulos anteriores, sendo essa inovação, a ação frenética nas fases, com combates fluídos, uma personalização simples mas divertida, e gráficos bem agradáveis aos olhos, isso considerando que jogos em estilo animes normalmente não ficam com animações extremamente fluídas e 'vivas'.

  Vale ressaltar que, apesar da aparência moe, que é esse design mais puxado para o 'fofo' e bonitinho, esse game, assim como os outros da série, não é para crianças, muito embora tenha textos apenas em inglês. Com piadinhas ácidas e cheias de duplo sentido em alguns momentos, e algumas piadas visuais, mesmo que pouquíssimas, o público infantil certamente não é o alvo aqui.

 A gameplay é algo que eu acho necessário mencionar, pois é a principal mudança. Com seus antecessores sendo RPG's de turno, com um bom estilo tático, mas ainda sim, sendo batalhas por turnos. Agora, nesse novo título, a Compile Heart e Tamsoft, trouxeram algo muito mais rápido, dinâmico, e que certamente apresentará desafios diferentes a diferentes jogadores.

 O estilo hack'n slash desse game segue a ideia de muitos inimigos para um único personagem enfrentar, deixando o jogador, frequentemente, com, eu nunca contei, mas diria com certeza, não menos que cinquenta inimigos ao mesmo tempo, e a cada um derrotado outro aparece, até que o objetivo central daquele estágio seja atingido, o que, normalmente, é derrotar o chefe.

 Como eu já disse, os comandos são fluídos, e as personagens se movem de maneira tão natural e tão responsiva que, em minha opinião, poderiam servir de exemplo para muitos games de ação. Os ataques básicos são muito rápidos, e permitem que, combinados com as habilidades especiais, combos colossais sejam executados, batendo facilmente o máximo do contador.

 Tá, mas e a dificuldade? Falando assim até parece que o jogo é para crianças de tão fácil... só que não, não mesmo!

 Realmente, tem algumas personagens que parecem ter sido construídas para estourar o contador de hit's, batendo facilmente os 9,999,999. Contudo, a dificuldade é do tipo que aumenta com os níveis, e conforme o jogador avança tudo fica mais e mais complicado. É aquele típico jogo que vai parecer muito fácil no começo, e se você não encontrar aquele personagem que se encaixe no seu estilo de jogo, bom, os bosses vão te fazer ter que jogar todo o nível novamente.

 Falando um pouco deles, os maiores desafios nas fases, os bosses principais, que aparecem apenas após certas condições serem atingidas, o que normalmente até que é fácil. Eles são bem difíceis de derrotar, pois raramente vão sentir seu golpe ao ponto de pararem de atacar, apenas quando o jogador começa a dominar combos mais potentes é que os bosses se tornam menos complicados, mas não mais fáceis. Apesar de não muito variados em modelo, há algumas variações dos mesmos bosses, mais para o final, que se tornam um empecilho até para personagens lvl 99, que é o nível máximo.

 Vale citar também a questão de Saves automáticos e Checkpoints, que não existem. Os saves são unicamente na tela de seleção de fase, e os checkpoints não existem mesmo!

 Acho interessante dizer, o chefe final é um desafio a parte, destoando totalmente dos demais, e deixando os jogadores mais desatentos completamente perdidos, dado o fato de que ele pode derrotar com um único hit sem hesitar, ou se esforçar.

 Tá, os inimigos não vão te dar pesadelos, na verdade vão é te fazer se perguntar se é pra bater neles ou acariciar, mas não se deixe enganar, são inimigos construídos para dar trabalho ao jogador, mais pelo número que pela força, mas são letais quando atacam. Mesmo personagens em niveis mais altos podem facilmente morrer com três ou quatro ataques da maioria desses inimigos comuns, pense assim, um cenário com uns 50 monstros que não podem acertar um único hit em você, já que eles costumam atacar em vários ao mesmo tempo, tranquilo né!? Mais do que deveria ser, mas menos do que vai parecer a princípio. Quando os mini bosses, que são alguns monstros com dano altíssimo e resistência relativamente baixa, aparecem então, o risco aumenta mais ainda.

 As referências a jogos retrô são tantas que seria impossível mencionar, o que já é marca dessa franquia, mas, mesmo assim, é divertido de ver. Seja nos monstros, no cenário, ou nas próprias personagens.

 Para os fãs de anime é um jogo quase que obrigatório, e um exemplo que deveria ser seguido por tantos jogos de luta que saem tão fracos, ou bugados, que deveriam ser tirados do ar e refeitos. Com personagens extremamente carismáticas, uma história bem complexa para um jogo desse estilo, e uma gameplay tão fluída que chega a impressionar, Hyperdimension Neptunia U: Action Unleashed é o que os fãs de jogos hack'n slash procuram para passar boas horas jogando.

PLATAFORMAS: Playstation Vita, Microsoft Windows, Steam.