Headliner NoviNews: o poder da mídia.

@lucca-cardoso

É natural que, com o passar do tempo, surjam cada vez mais jogos com temas profundamente políticos. Apesar da tentativa de resistência por boa parte da “comunidade gamer“, jogos com fortes opiniões políticas são essenciais para a transformação da mídia na totalidade em um suporte artístico. Headliner: NoviNews tenta fazer parte desta transformação, seguindo a linha de jogos políticos da desenvolvedora Unbound Creations.

O jogador entra na pele de um jornalista em Novistan – um país repleto de problemas sociais e econômicos, à beira de um regime ditatorial – estando encarregado de selecionar quais notícias vão ser publicadas ou não no jornal mais influente do país. A maior parte das notícias gira em torno de alguns temas principais, e as notícias que o jogador escolher publicar ou não causam um efeito na população, que pode ser visto no caminho que o protagonista toma do trabalho a sua casa. Se passando em algum ano no futuro, o jogo trata de temas considerados futurísticos, como modificação de genes, remédios tecnológicos que podem alterar o humor dos usuários e problemas da tecnologia, mas também de tópicos extremamente atuais, como vício em drogas, imigração em massa, brutalidade policial, vigilância, corrupção e acesso ao sistema de saúde. O cenário apresentado no jogo é assustadoramente similar ao clima atual no Brasil, por exemplo.

No caminho de volta para casa ao fim de cada dia, o jogador cruza com alguns personagens recorrentes. Um deles é uma jornalista imigrante que escreve para o jornal onde o protagonista trabalha, que se vê ameaçada pela crescente intolerância contra imigrantes. Outro, seu irmão, que não completou sua educação formal e tenta viver como pode, se vendo ameaçado pela repressão de sua liberdade de expressão e pode ser vítima de vícios. O terceiro núcleo é o de Rudy, vendedor em um mercadinho local que se vê ameaçado pela chegada de um mercado de uma grande empresa internacional, e sua filha, uma criança tímida. Estes personagens são afetados por suas escolhas de publicação e pelas escolhas de diálogo, oferecidas ao jogador durante as conversas.

HeadlinerNoviNews_Game_03

Leia a análise completa de Headliner: NoviNews clicando aqui.