Dicas para seu primeiro jogo

@miguel-albuquerque

Após desenvolver Fruit Man Adventures, percebi alguns detalhes importantes que podem ajudar quem quer fazer seu primeiro projeto. Decidi listá-los e compartilhar com vocês.

1-Deixe simples

Grandes produções não cabem a iniciantes. Você já deve ter se cansado de ouvir que seu primeiro jogo precisa ser algo pequeno, mas é sempre bom relembrar que a experiência é essencial para a evolução. Sendo assim, crie algo simples, porém divertido. Você terá conhecimento o suficiente para fazer algo maior em certo ponto.

2-Foco inicial na programação

O código é a essência de um jogo. Existem jogos interessantes sem gráficos espetaculares ou trilhas sonoras complexas, por isso é bom focar em deixar seu jogo estável e jogável antes de partir para maiores refinamentos.

3-Level design

Tenha ciência de que, como criador do jogo, é natural ter uma maior facilidade em testar os níveis comparado aos jogadores. Sabendo disso, se empenhe em regular a dificuldade do seu jogo, com o intuito de evitar frustração da parte do público. Algumas pessoas gostam de desafios, mas ninguém gosta de jogos impossíveis.

4-Faça testes

Não queira se surpreender ao perceber que um dos níveis do seu jogo é injogável, ou que algum código simplesmente não funciona. Teste o máximo que puder, principalmente nos dias anteriores ao lançamento do jogo. Quanto mais progresso for feito, mais bugs aparecerão. Sendo assim, os últimos dias da produção devem ser direcionados a evitar esses problemas.

Com isso dito, sucesso na sua jornada. Caso queira me apoiar na minha, confira Fruit Man Adventures através deste link: https://gamejolt.com/games/fruitmanadventure/420142