DESENVOLVER UM JOGO SEM SABER PROGRAMAR É POSSÍVEL?

Wolf cosmic
@wolf-knight
Nocodingtoday

Não é de hoje que tem aquelas pessoas que não sabem programar, mas querem muito criar o seu projeto. 

Bem, na Internet, por exemplo, existe bastante desse conteúdo. O mais aconselhável, é que você realmente saiba programar. Por quê? Por que vai te abranger, não só conhecimento na área, mas também, vários programas diferentes e possibilidades. Mas já que você não sabe programar, vamos começar. 

OS PROGRAMAS/AS ENGINES

As engines pra essa área não é tão grande, mas existe sim. Alguns para você: Construct 2 e 3 RPG Maker (todas as versões) Gdevelop, Scratch 2, Stencyl e Unreal Engine (OBS: Esses são os que eu conheço e considero os melhores.) 

SOBRE OS PROGRAMAS/ AS ENGINES

Construct 2 e 3 - Foi projetada especificamente para criação de jogos 2D baseados em HTML 5, no qual não exige do usuário o conhecimento de programação, apenas lógica e que te permite exportar para diversas plataformas. Utiliza o sistema de eventos, onde substitui os scripts de programação. Alguns jogos feitos na Construct: The Next Penelope, CoinOp Story, Super Ubie Land Remix.

RPG Maker - É uma série de engines e programas para a criação de jogos no estilo RPG. Ao todo, são nove ferramentas que incluem engines e ferramentas para criação de personagens e mangás. Alguns jogos feitos no RPG Maker: Final Fantasy, Chrono Trigger, Dragon Quest, Pokémon.

Gdevelop - É uma ferramenta open source para criar todos os tipos de jogos usando HTML5 flexível e depois exportar suas criações para localizações de arquivos executáveis para Windows ou Mac. Alguns jogos feitos no Gdevelop: Lil BUB's HELLO EARTH, Hyperspace Dogfights, Karambola, Eggventure: Savior of Galaxy.

Scratch 2 - É uma linguagem de programação visual que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Alguns jogos feitos no Scratch 2: Cópia do Pac Man, Cópia do Super Mario Bros, Cópia do Flappy Bird.

Stencyl - Se você procura uma game engine simples, intuitiva e que não exige conhecimento de uma linguagem de programação, a Stencyl pode ser uma excelente opção para você criar jogos 2D. Alguns jogos feitos no Stencyl: Impossible Pixel, Super Dangerous Dungeons, WRASSLING.

Unreal Engine - A Unreal é distribuída pela Epic Games. Que utiliza Blueprint. Blueprint é um sistema de script, totalmente visual e intuitivo, que permite criar jogos completos na Unreal Engine 4, sem a necessidade de saber programar. (Info Bônus: Ela também é famosa pelo seu motor gráfico. Tudo que você fizer lá, vai ficar lindo.) Alguns jogos feitos na Unreal Engine: Fortnite, Hellblade: Senua's Sacrifice, Sea of Thieves.

Bom espero ter ajudado de alguma forma.

Esse é o momento em que eu respondo perguntas que alguém posta nos meus posts.

RESPONDENDO PERGUNTAS DO MEU ULTIMO POST - CookieMonster que me fez 3 perguntas. Como eu aprendi a programar? Cara, lá no inicio eu queria criar um jogo, até então usava formas como essas do post, mas chegou uma hora que eu estava decidido que iria aprender programação, aí fiquei assistindo vários tutorias do youtube e pdf da internet. No que é feito o Life of Lie? não entendi muito bem sua pergunta, mas ele foi criado na Unity (A programção foi, portanto, C++). O que fazer quando não tem um game designer? SEJA O GAME DESIGNER! Brincadeiras a parte, tente ajustar tudo na sua mente, veja tutorias, inspire-se em outras coisas, faça de tudo, mas o que não pode acontecer é ficar parado no projeto por conta disso.

Espero ter sido claro nas resposta e obrigado por elas.