Desenvolvedor de Apex Legends diz que jogadores são 'babacas' e comunidade se revolta

@smurfeus

Hoje mais cedo alguns desenvolvedores do Apex Legends tentaram pedir desculpas pelo Reddit e explicar uma confusão envolvendo o preço de itens cosméticos no atual evento Iron Crown, e aproveitaram pra colocar a mão na merda e passar na cara.

A discussão se transformou em uma série de insultos e reclamações, dos desenvolvedores da Respawn Entertainment, que ampliaram a má vontade dos jogadores em relação ao estúdio e ao jogo. O resultado foi um subreddit com sangue nos olhos, repostando prints dos comentários mais pesados de desenvolvedores que claramente não sabem tratar com um público inflamado.

Para entender melhor todo essa confusão vamos a fagulha que acendeu esse incêndio, o evento Iron Crown introduziu novas skins no início dessa semana, mas os jogadores só conseguiram esses itens cosméticos grindando por um sistema nojento, pra não chamar de desonesto, de loot boxes. Os fãs imediatamente rejeitaram essa atitude, sentindo que desta vez a Rewpawn tinha ido longe demais em sua monetização do jogo free-to-play.

Na sexta-feira, a Respawn anunciou mudanças nos cosméticos do evento Iron Crown, tornando-os disponíveis para compra direta com a moeda do jogo, as Moedas Apex, (que também pode ser compradas com dinheiro real). A desenvolvedora fez um pedido de desculpas através de seu blog oficial, dizendo que o estúdio ''precisa melhorar em como deixar seus jogadores saberem o que esperar''. e que a situação ''tem sido uma enorme experiência de aprendizado para nós''. Um post no subreddit de Apex Legends na noite de sexta-feira, 18 de agosto, tentou dizer a mesma coisa... e falhou miseravelmente.

A coisa ficou ainda mais feia quando os desenvolvedores da Respawn perderam a linha ao lidar com os jogadores enfurecidos. Muitos dos comentários dos desenvolvedores foram excluídos, particularmente aqueles pela alcunha de dk05.

''Ei pessoal - encontrei o babaca que eu estava falando. Adivinha, eu nem li seu comentário exceto pela primeira e última sentença. Esse tipo de lixo não garante uma resposta - mas pra sua sorte eu já comentei sobre isso antes. Vai procurar.''

Comentário de um desenvolvedor da Respawn no Reddit

Text of an inflammatory comment on Apex Legends subreddit: “Hey everyone, found the dick I was talking about.”
print tirado do Medium

Seguido por outro comentário onde ele chama os jogadores de aproveitadores.

''Tem uma riqueza de dados disponível em como monetização funciona em jogos free-to-play, e nós mesmos fizemos testes colocando skins para vender na loja. A quantidade de pessoas que gastam é absurdamente baixa, a maioria de vocês são aproveitadores (e nós amamos isso!) e uma mudança no preço não vai fazer diferença''

Comentário do mesmo desenvolvedor da Respawn no Reddit

Text of an inflammatory comment on the Apex Legends subreddit: “The amount of people who spend is crazy low, most of y’all are freeloaders.”
print tirado do Medium

Até mesmo o Gerente de Comunidade responsável pelas Relações Públicas da Respawn entrou na discussão:

''Então está tudo bem se vocês nos chamarem de mentirosos e outros ataques pessoais, quando nós comunicamos um pedido de desculpas e nos atualizamos para o evento, mas somos 'imaturos' quando criticamos as pessoas por isso. Entendi.''

Text of an inflammatory comment on the Apex Legends subreddit: “So it’s fine for you all to call us liars, full of shit, and other personal attacks when we communicate an apology and update to the event but we’re ‘immature’ when we call people out on it.
print tirado do Medium

Esta manhã, mensagens sobre essa guerra dominaram a primeira página do subreddit, liderada por uma carta aberta a Respawn da comunidade. Nela, o redditor cooloats diz que o estúdio “cometeu o pecado final, vocês levaram para o lado pessoal'.

Nenhum comentário foi feito pela Respawn ou pela Electonic Arts até então sobre essa crise, mas sendo que tudo isso aconteceu no fim de semana é provável que tenhamos mais notícias sobre o caso na segunda-feira.