Crítica de Jogos: Ela pode influenciar você?

0 capa

Venho aqui primeiramente agradecer a galera que está curtindo e lendo os artigos que publico aqui, não sabe o quão importante ler e saber da opinião que vocês comentam, um feedback é sempre bem vindo e os comentários de vocês são super importantes.
Agora iniciando mais um artigo, na realidade foi uma conversa que realizei a tempos atrás com alguns grupos de amigos, sobre a influência de uma crítica possui sobre um determinado jogo, mecânica, história, desenvolvedora.

Sabemos que há dois tipos de críticas que nossa sociedade possui, a crítica construtiva que tem o intuito de falar muito bem, elogiar algo referente a determinados assuntos e a crítica destrutiva onde consiste de denegrir, destruir, falar mal, negativar um determinado assunto.
Na sociedade em que vivemos, a comunidade gamer tem muito os dois lados da moeda, seja ela bem escrita por uma revista, um site, comunidades, fóruns, podcast e bate papo com a galera. Todos tem sua própria opinião, seu ponto de vista, isso é valioso demais para você mesmo e para outras pessoas também, porém é muito difícil manter um certo nível de respeito quando algo fica fora dos eixos.

A maior influência que muitos buscam não é mais em revistas de games ou sites especializados, onde tirou aquela notícia fresquinha do forno e serve para nós, mas sim o YouTube com canais de pessoas que fizeram seu nome há alguns anos e hoje ganham patrocínios.

Days Gone recebeu algumas críticas sobre sua história e game play.

Um outro fator que também influencia grande parte do pessoal, são os comentários que algumas empresas disponibilizam, Steam e Google possui um espaço dedicado para que você possa comentar o jogo que adquiriu em sua loja, alguns dos comentários são os mais simples desde os que expõem um nível de crítica detalhada e busca colocar em palavras, como também há análises negativas o porque não gostou do jogo e o que faltou para ganhar um ponto positivo.
É certo que todo jogo até mesmo console de videogame possui seus prós e contras, mas também temos aquela pessoa que não possui um discernimento para expor sua opinião e logo incita uma crítica destrutiva sem ter um conteúdo agradável de se ler, e quando questionado o porquê desta crítica, acaba levando para xingamentos e até mesmo repete as mesmas coisas sem nexo nenhum (em poucas palavras: tóxico).

Grandes comunidades sofrem da mesma causa e diagnóstico, aqui mesmo já li artigos com um conteúdo rico de informações que ao terminar de ler, quero expor a minha opinião.
Não sei se recordam, mas quando o jogo CupHead para XBox One foi lançado, ele ganhou boas críticas de vários sites de notícias e pessoas que o compraram, uma jornalista deu uma nota abaixo dos 10 que é a nota máxima, porém ela fez um excelente artigo falando do jogo e para a visão dela, sua nota é justa, uma comunidade inteira caiu matando e xingando, ameaçando a jornalista, alguns mesmos mencionou o Gamerscore baixo dela, já sabemos que isso foi mais fator para detona-lá.

Cup Head um excelente game e dificuldade agradável.

A Steam uns tempos para cá, está sofrendo com “Reviews Bomb” que um grupo de pessoas estão comentando em alguns jogos, para deixar a imagem negativa, fazendo com que alguns ao ler, desista de comprar o jogo, a Epic Game Store não disponibiliza a opção de Review aos jogos em sua loja com medo de “Reviews Bomb” que está sendo praticado na plataforma de sua concorrente.
Temos alguns sites de games que possuem um senso crítico excelente, mas também temos matérias no qual não passa uma imagem agradável do jogo, ainda mais sua nota de avaliação de um jogo.
Revistas como PlayStation e XBox Oficial (ambas da Editora Europa) dificilmente você verá que um jogo exclusivo para sua plataforma receberá uma nota abaixo de 8, notas nas alturas, matéria visando tudo o que é de bom sobre o jogo quando isso não vem seguido de um detonado e um pôster para você arrancar e colar na parede de seu quarto.

Revistas PlayStation, XBox, Nintendo dificilmente terá notas abaixo 

Acho que uma crítica bem desenvolvida por um determinado canal de informação, ou uma opinião (sim ela pode ser uma crítica construtiva) deve vir com bons aspectos em sua leitura, mostrando os pontos fortes e fracos que um jogo não foi desenvolvido por uma empresa, às vezes boa parte das pessoas são pegas por um hype maior pela empolgação e espera ou expectativa de um novo conteúdo, o que acaba atraindo a curiosidade.
Recomendação boca a boca, também é uma forma de intenção para estimular uma curiosidade sobre o jogo.

Podemos mencionar o pós jogo, você comentar os pontos fortes e fracos, o que tem de melhorias na mecânica do jogo, gráficos, personagens, armas e etc., este momento é importante e ao escrever uma crítica, é importante você utilizar as palavras corretas, pois é um longo trabalho que uma equipe de desenvolvimento teve durante um período de tempo para trazer um jogo para você.
Já temos outras pessoas que para evitar qualquer tipo de spoilers sobre a história, evitam comunidades, leem uma matéria e crítica sobre o jogo, mas nem por isso a influência a jogar ou a não jogar por aspectos negativos, ela possui a curiosidade e quer entender se realmente é aquilo que mencionaram.

Sekiro: Shadow Die Twice, uma obra da Fromsoftware.

Eu mesmo gosto de ler os artigos da galera aqui na rede, vejo reviews, leio revistas sobre games quando estou indo para o trabalho e voltando para casa, ouço podcast sobre games, e com isso vou construindo uma base crítica para saber, o mais importante para mim é poder pegar o jogo, observar tudo sobre ele, história, exploração, personagens, conexões que ele traz, diversão, horas jogadas, são pontos que avalio, pode ser que um jogo como Lollipop Chainsaw caiu em críticas negativas por muitos que o jogaram, mas eu curti o jogo por ser uma temática diferente e que coloca zumbis dentro do game.

Need for Speed: Shift 2 da EA Games, ouvi vários amigos meus dizendo que o jogo é ruim, que tem uma péssima mecânica, ignorando essas informações, acabei comprando ele mesmo assim e o joguei, acabei gostando do jogo pela dificuldade que ele traz, diferente de outros games de carro tendem a manter a mesma mecânica, o diferencial foi de arcade simulador juntos em um, fora que detonei meu carro todo.
Eu sei que as críticas são importantes para saber se o conteúdo é bom, mas também acho importante você ter sua própria opinião e procurar as informações necessárias, desde que seja um fator decisivo para compra de um jogo, atualmente a internet nos ajuda de diversas formas.

Contudo isso, quero saber a opinião de vocês galera.

E até um próximo artigo.

Twitter: @armkng // @crossanimation
Facebook: @crossanimationgames
Web: https://crossanimationgames.wordpress.com (em construção)